quinta-feira, 12 de julho de 2012

Nuvem do caos


 

Notícia

Os astrônomos a apelidaram de “Nuvem do Caos” porque ela dissolve tudo o que encontra em seu caminho incluindo cometas, asteroides, planetas e estrelas inteiras. Sua direção é a Terra. A notícia foi publicada no site do tabloide norte-americano “Weekly World Newscom a seguinte manchete: “O mundo tem o direito de saber!”. O buraco negro do qual a nuvem foi expelida se encontra a 28 mil anos luz da Terra. Descoberta pelo laboratório de raios X Chandra da NASA, estação espacial norte-americana, a nuvem de poeira cósmica tem a largura de 10 milhões de milhas e foi comparada a uma nebulosa ácida que se move em nossa direção perto da velocidade da luz. A data estimada para sua chegada é 1º de junho de 2014 às 9h15min. Um oficial sênior da Casa Branca que pediu para ficar no anonimato, disse que os conselheiros do sistema super secreto da presidência estão buscando alternativas rápidas. Isso é muito parecido com o aquecimento global. Os especialistas ainda estão decidindo se a mudança climática é ou não é real. Por enquanto a existência dessa ‘Nuvem do Caos’ é somente uma teoria. Os norte-americanos não devem se apavorar até que todos os fatos sejam apurados”, confortou o oficial.


Texto retirado do site Verdade Absoluta, pode ser visualizado na seguinte url:
http://verdadeabsoluta.net/ciencia/nuvem-de-poeira-pode-tragar-a-terra 
Ocorrências no google:  404.000, pesquisa realizada em 12 de julho pela chave: "Nuvem do caos"
 

Análise
Foram grifadas no texto propositalmente as palavras que indicam a não confiabilidade da notícia.
Em primeiro lugar já se tem uma fonte duvidosa, o tabloide norte-americano citado é velho conhecido por vincular notícias de cunho sensacionalista e que não condizem com a realidade, basta fazer uma rápida busca na web para averiguar isso, é visto inclusive como humorístico nos EUA. Por se tratar de um “jornal” estrangeiro já incute na mente das pessoas credibilidade, o que nem sempre é verdade.
Outro ponto duvidoso da notícia é o erro grosseiro ao afirmar que a nuvem se encontra a 28 mil anos luz de nosso planeta. Ora se essa nuvem encontra-se realmente a essa distância e se locomove como o texto afirma na velocidade da luz, não temos com o que nos preocupar pois ela chegará em nosso planeta daqui a 28 mil anos. Em seguida o texto afirma categoricamente que a nuvem chegará ao nosso planeta em 2014, estabelecendo inclusive data e hora.
Só com a falha citada acima já se confirma a inveracidade da notícia, mas ainda temos dois pontos falaciosos para combater. É citado nessa notícia como em muitas outras notícias infundadas o fato de quem descobriu/ revelou a notícia quer se manter no anonimato, convenientemente se alguém está anônimo em algum assunto, ninguém poderá ser responsabilizado ou questionado pelo fato, se um fato é real a tendencia é que seu descobridor/ divulgador queira aparecer para defender seu achado e não se esconder como o suposto pesquisador dessa nuvem.
A última falácia dessa notícia é a comparação com o aquecimento global, algo totalmente jogado no texto sem nexo algum.
Por todos os fatos analisados aqui nesse texto, se ainda restar alguma dúvida em alguém, essa notícia é: FALSA
  
Postem o que acharam dessa notícia, da análise, do blog, enfim de todo o trabalho realizado, agradeço!



Nenhum comentário:

Postar um comentário