quarta-feira, 26 de setembro de 2012


"Clarão" visto no céu de Alagoas e Pernambuco intriga população

Um “clarão” visto no céu de Alagoas na noite deste sábado (22), por volta das 19h30, intrigou internautas nas redes sociais. O objeto não identificado rasgou a atmosfera em chamas, causando espanto em quem presenciou o fenômeno.
Relatos no Facebook dão conta que o clarão foi visualizado em grande parte do litoral alagoano e de Pernambuco. Uma suposta foto do objeto, que já é considerado por muitos um meteorito, circula na rede social.
"Então... um objeto ainda não identificado rasgou o céu de Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo e Matriz por volta das 19h38. Um clarão muito forte foi visto, seguido de um estrondo 30 segundos depois. Algo caiu no mar. Estão achando que foi um meteoro", disse a usuária Heverlane Carlos.
Alguns internautas contam ter visto a queda do objeto de perto. “Minha sogra viu um clarão azul no céu enquanto viajava pra maragogi. No momento do ocorrido ela estava em Peroba que é um povoado de maragogi, ela disse que passou em frente ao carro”, afirmou Paulo, no site Clima Tempo.
Já o pernambucano Luiz Felipe, de Olinda (PE), diz que a "bola de fogo" irradiou tanta luminosidade que clareou os prédios da orla da Casa Caiada.
No Facebook, internautas dizem ter observado o fenômeno nas praias de Maragogi, Barra de São Miguel, Maceió, Recife e outros municípios. Alguns contam que tiveram medo de se tratar do fim do mundo, outros acreditaram ser um óvni.
A base do Corpo de Bombeiros em Maragogi afirma não ter feito buscas, mas diz ter recebido ligações de pessoas curiosas para saber do ocorrido. "Não fizemos buscas, porque muitos disseram que o objeto caiu em alto mar, e ninguém sabe identificar especificamente onde. Chegaram a pensar que foi a queda de um avião, o que não procede", disse o soldado Wellington Moura.

Análise
Olá leitores! Fiquei sabendo dessa notícia por um leitor aqui do blog. Bom fui atrás de esclarecimentos sobre o ocorrido, como vocês poderão ver no texto abaixo o fato realmente é verídico. Quanto a causa não temos um parecer definitivo apenas hipóteses de especialistas. 
Com a ajuda da minha orientadora Dra. Maria Salete Vaceli Quintilio, obtive algumas fontes confiáveis:
A primeira fonte que tenho é do professor de Meteorologia Luiz Carlos Molion, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que pode ser lida aqui:
Como a notícia acima diz, o professor Luiz Carlos Molion iria entrar em contato com o pessoal de Alagoas para mais esclarecimentos. Como não achamos essa conclusão na Internet, a minha orientadora conseguiu o parecer do pessoal de Alagoas, segue abaixo:
No sábado, estávamos aplicando a segunda aula sobre Sistema Solar, do nosso XXXII Curso de iniciação à Astronomia, quando saimos para o pátio de observação. Foi uma coincidência enorme pois, as 19h25min, alguns amigos do CEAAL e alunos do curso (infelizmente eu não vi) observaram o referido acontecimento. Segundo eles, o bólido iluminou completamente o prédio vizinho e seu clarão durou alguns segundos deixando um rastro luminoso no céu. Provavelmente, tal objeto foi um meteoro ou o chamado lixo espacial(Satélite desativado, peças de naves espacias, etc). 
Romualdo Arthur
www.ceaal-al.blogspot.com.br
www.ceaal.org.br
www.astrofotografia-al.blogspot.com

Espero que essas fontes possam ajudar a esclarecer o fato, qualquer dúvida entrem em contato, obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário